Sequência Didática: Brinquedos e Brincadeiras
Texto da professora Cristina Aparecida do Carmo Bauchrowitz (Infantil V).
Desenvolvi este trabalho com minha turma de Infantil V na Escola Rural Municipal de Limpo Grande, área rural do município de Carambeí na busca de proporcionar às crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.
Atividades lúdicas envolvendo jogos e brincadeiras contribuem muito para a aprendizagem das crianças, em inúmeros aspectos como motricidade, aquisição de conceitos matemáticos, socialização, desenvolvimento do raciocínio, da linguagem e da atenção.
Meus objetivos para com meus alunos diante de um momento em que a tecnologia oferece inúmeras formas de recreação e “passa tempo” sem uma interação real entre os indivíduos foram aumentar o repertório de brincadeiras infantis; proporcionar situações de socialização com jogos que trabalhassem regras em grupo; construção de brinquedos com sucatas; registros de diferentes formas do “brincar”; ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação e participar de variadas situações de comunicação oral.
Abordei conteúdos como Movimento: movimentos corporais por meio das brincadeiras, ritmos, lateralidade e coordenação motora; Natureza e sociedade: tradições culturais, linguagem coloquial e relacionamento familiar e em comunidade; Arte: expressões, desenhos, colagens, pinturas, música, ritmos, danças; Linguagem Oral e Escrita: uso da linguagem oral para conversar e brincar, observação e manuseio de livros e revistas, valorização da leitura e escrita como prazer e registro e Matemática: contagem, relação um a um, tabelas, gráficos, quantidade, numerais/símbolos.
Iniciei envolvendo a família com uma pesquisa sobre os brinquedos e as brincadeiras da infância deles (pais, avós, tios/responsáveis); sugerindo às famílias a construção de um brinquedo junto com os filhos ensinando-os as brincadeiras de sua infância. Li para a turma livros que citavam e relatavam brincadeiras e brinquedos; exploramos obras de arte que retratavam brincadeiras; estimulei as crianças brincarem juntas na hora do recreio (roda, pular corda, amarelinha e brincadeiras que aprenderam com seus pais...); construímos gráficos e tabelas sobre os brinquedos e brincadeiras preferidos.
Comentários
Postar um comentário