Um novo modo de ver (A fotografia e sua história no decorrer do tempo)

Autora: professora Greice Cristina de Oliveira, Artes 5ºA

No projeto foi possível aprender sobre fotografia e sua importância na sociedade... Observamos a evolução da fotografia o modo como as pessoas se comportavam para fazer seus registros fotográficos e como Acontece hj. Foi observado a evolução dos equipamentos, quem foram seus criadores e profissões que surgiram com a fotografia como por exemplo a do lambe-lambe .

Vimos como a fotografia pode nos transmitir e relatar vários sentimentos e acontecimentos , como sociais, políticos, de alegrias, tristeza e muito mais! 

Foi possível conhecer técnicas de fotografia que foram se 
Aprimorando graças a tecnologia como fotomontagem, fotopintura, composição fotografia e  imagem em movimento onde conhecemos objetos e técnicas que desde o princípio mostravam o quanto a fotografia iria ser revolucionária .

Para finalizar realizamos uma visita dirigida no parque histórico de Carambeí pela oficina FOTOGRAFIA E HISTÓRIA ( o que o fotógrafo quer nos contar) 

A oficina trabalha com as fotos do acervo imagético do Parque Histórico, que dialogam com a temática da imigração. Um dos objetivos é a problematização do conteúdo expresso nas fotos e nos quadros, contextualizando e refletindo sobre  o olhar de quem as registrou, assim como sua técnica.

Objetivo: A atividade busca, com o contato da fonte histórica, mostrar para os alunos a realidade do imigrante e as informações que há por trás da escolha do fotógrafo em registrar determinado momento. Isso desperta nos alunos o senso crítico a respeito da construção da memória, pois ela não é um fato alsoluto e incontestável ela é uma escolha que pode atuar como idealização. 

Esse passeio foi escolhido por conta da fotografia ser um dos grandes e principais motivos de existir o parque e de como a fotografia foi importante na construção do mesmo...















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática: Brinquedos e Brincadeiras

Conscientização sobre a Dengue

Cinema e arte