Cinema e arte

Autora: professora Greice Cristina de Oliveira, 5º ano

Neste tema estudamos conhecimentos sobre a história do cinema, as especificidades de sua linguagem; como os recursos de efeitos especiais, sejam eles visuais , sejam sonoplásticos, assim como a trilha sonora. Também foi possível durante o projeto conhecer por meio de fotos e imagens alguns autores de filmes importantes dos primeiros anos do cinema; Georges Méliès, os irmãos Lumière,  entre vários outros. Foi possível conhecer através de livros diversos e imagens equipamentos utilizados no cinema desde os primeiros até os mais requintados e tecnológicos utilizados hoje.. 

Durante o projeto os alunos assistiram a uma diversa gama de filmes entre eles clássicos de diferentes épocas como a "A noiva fantasma" , o famoso "King Kong" , e uns trechos da maravilhosa comédia de Charles Chaplin...

Estudamos também sobre o recursos de efeitos especiais, entre eles o de maquiagem de cortes e hematomas teve grande destaque em atividade realizada, fotos da atividade realizada em anexo.

Tendo em vista que durante a apresentação dos primeiros filmes não havia tecnologia para gravação de sons a trilha sonora era acompanhadas por músicas tocadas ao vivo e quando se tinha cenas nas quais se tinha diálogo autores faziam ao vivo a dublagem das mesmas , onde muitas vezes podia dar TD errado. Uma  das atividades proporcionadas aos alunos foi a de dublagem que segue em anexo .O resultado foi muito divertido e mostrou o quanto era difícil fazer filme em épocas passadas e como hj a tecnologia aprimorou muito. Para finalizarmos o projeto iremos no dia 19 de novembro fazer uma visitação aos estúdios da RPC em ponta grossa pra vermos de perto como ocorre a gravação da programação da nossa TV e que um dos avanços que o cinema nos trouxe!!!











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática: Brinquedos e Brincadeiras

Conscientização sobre a Dengue